quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Energia Sonora

Formas de Energia
A energia sonora é transmitida através do ar por um movimento molecular, por isso no vácuo não existe som. A onda sonora consiste em regiões de compressão das moléculas (moléculas próximas: pressão maior) e regiões de rarefação das moléculas (moléculas afastadas: pressão menor). As ondas da fala e outros sons comuns são ondas complexas, produzidas em muitas frequências de vibração diferentes.
Na audição há o problema da localização do estímulo e de projetá-lo a uma fonte externa. Como a fonte sonora percebida é externa, a localização de tons de elevada frequência depende da diferença de intensidade do som nos dois ouvidos, sendo maior no mais próximo da fonte sonora; o som assim é localizado do lado onde é mais alto. Se a intensidade é a mesma nos dois ouvidos, os efeitos se anulam e os neurônios não alteram seus níveis de atividade.
Ouvido externo Capta o som Ouvido médio Amplifica o som através do martelo, bigorna e estribo. Ouvido interno Ocorre um PA passível de soma que conduz o estímulo ao SNC Quando os cílios das células de Corti afastam-se da membrana tutorial há hiperpolarização. Quando os cílios das células de Corti aproximam-se da memb tectorial há despolarização.
Exemplo:

O ser humano pode escutar entre de 20 e 20000 Hz.

Na onda sonora:
-maior frequência de vibração da fonte sonora = maior altura
-amplitude
- intensidade do som
-perfeita separação entre as zonas de compressão e rarefação responde pelo timbre.

Um comentário:

Unknown disse...


isso tudo e verdade? poque euestou fazendo um trabalho sobre a energia sonora